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Trânsito em BH: Clássico Cruzeiro x Atlético Gera Megacongestionamento no Mineirão
Por Redação Raposa Azul em 11/09/2025 18:32
O aguardado confronto de volta pelas quartas de final da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Atlético, agendado para as 19h30 desta quinta-feira (11) no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, transformou Belo Horizonte em um cenário de intensos bloqueios viários. A expectativa para o clássico decisivo resultou em uma sobrecarga significativa nas principais vias da capital mineira.
Horas antes do pontapé inicial, motoristas enfrentaram longos períodos de espera. Um dos pontos mais críticos foi o Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, onde o fluxo de veículos no sentido Vitória ficou praticamente paralisado. O congestionamento se estendeu por impressionantes 12 quilômetros, começando na região do Barreiro e alcançando o Viaduto São Francisco, que dá acesso à movimentada Avenida Antônio Carlos. Nesta última, a lentidão persistiu em um padrão de "anda e para" por pelo menos mais 4 quilômetros, desde as imediações do Hospital Belo Horizonte até a Avenida Abrahão Caram, trecho notoriamente impactado pela circulação de torcedores.
Outra artéria crucial para o "Gigante da Pampulha", a Avenida Carlos Luz, também conhecida como Catalão, registrou uma fila de veículos que se estendeu por 4 quilômetros. A retenção iniciava na Avenida Américo Vespúcio e se prolongava até as proximidades do estádio.
Impacto Viário Generalizado na Capital
A saída do Centro da cidade, em direção ao Complexo da Lagoinha, não foi diferente, apresentando considerável retenção na subida do Viaduto Oeste, no sentido Pampulha. As consequências dessa lentidão reverberaram pela Avenida do Contorno, com tráfego carregado desde a Avenida Teresa Cristina até o Viaduto Itamar Franco. Mesmo na Savassi, região central-sul de Belo Horizonte, observou-se um fluxo denso na Avenida Nossa Senhora do Carmo, do Shopping Ponteio até a Avenida do Contorno, onde múltiplos pontos de estrangulamento foram identificados.
A magnitude do desafio logístico foi amplificada pelo grande volume de público esperado. Conforme divulgado pelo Mineirão na segunda-feira (8), a partida contaria com a presença de 61.584 torcedores cruzeirenses, em um jogo disputado com torcida única. Tal contingente de fãs, naturalmente, impôs uma demanda extraordinária sobre a infraestrutura viária da cidade.
Estratégias de Mitigação e Fluxo de Torcedores
Para atenuar o esperado engarrafamento, a administração do trânsito implementou uma série de intervenções específicas. Abaixo, detalhamos as principais medidas adotadas:
Medida | Detalhes e Localização | Objetivo |
---|---|---|
Ajuste de Semáforos | Na Avenida Antônio Carlos (sentido Pampulha, entre Rua Aporé e Av. Abrahão Caram; sentido Centro, entre Estação Pampulha e Av. Abrahão Caram). | Configuração para modo intermitente (flash) 3 horas antes do jogo. |
Inversão de Sentido | Avenida Antônio Abrahão Caram (entre Avenidas Coronel Oscar Paschoal e Rei Pelé). | Ambas as pistas operaram no sentido Av. Antônio Carlos/orla da Lagoa da Pampulha, facilitando o acesso aos estacionamentos G1, G2 e G3. |
Faixa Reversível Operacional | No contrafluxo da Av. Antônio Abrahão Caram (entre a "agulha" do canteiro central, próximo à Alameda das Acácias, e as entradas dos estacionamentos G1, G2 e G3). | Para utilização da força de segurança e salvamento e para melhorar a fluidez nas Avenidas Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram. |
Operação Pós-Jogo (Potencial) | Contrafluxo na saída do estacionamento G1 da pista interna da Av. Rei Pelé, sentido Av. Presidente Carlos Luz (Catalão). | Poderia ser implantada uma hora após o início da partida, em preparação para a saída dos veículos. |
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