- Raposa Azul
- Libertadores: Tecnologia de ponta no VAR da final
Libertadores: Tecnologia de ponta no VAR da final
Por Redação Raposa Azul em 04/12/2024 13:15
Arbitragem de alta tecnologia na final da Libertadores
A grande final da CONMEBOL Libertadores, que colocará frente a frente Atlético-MG e Botafogo neste sábado (30), às 17h (horário de Brasília), na cidade de Buenos Aires, terá como palco o Monumental de Núñez, casa do River Plate. Este confronto decisivo será marcado por uma inovação tecnológica significativa na área de arbitragem.
Conforme apurado pelo renomado comentarista de arbitragem dos Canais Disney, Carlos Eugênio Simon, a partida utilizará o sistema de impedimento semi-automático, uma tecnologia de ponta presente nas principais ligas de futebol do mundo.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), em busca de maior precisão e redução de controvérsias em lances polêmicos, especialmente os impedimentos, adotará este recurso tecnológico avançado.
Impedimento semi-automático: precisão e transparência
O sistema de impedimento semi-automático, aprovado e utilizado pela FIFA na Copa do Mundo do Qatar, após sua estreia no Mundial de Clubes de fevereiro de 2022, já é realidade em ligas como a Premier League e a LaLiga.
No Reino Unido, a adoção do sistema foi anunciada em abril deste ano, com uma declaração que detalha seu funcionamento. "A tecnologia fornecerá posicionamento mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores?.
Sua implementação visa minimizar erros e incertezas, proporcionando maior transparência e justiça no julgamento dos lances.
Equipe de arbitragem para a final
A responsabilidade de conduzir a partida decisiva recairá sobre os ombros do árbitro argentino Facundo Tello. Acompanhado por uma equipe de apoio composta pelos auxiliares Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ambos argentinos), o quarto árbitro Yael Falcón (Argentina), o quinto árbitro Cristian Navarro (Argentina), e o VAR Mauro Vigliano (Argentina) com seus auxiliares Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernan Mastrangelo (todos argentinos).
Esta composição da equipe de arbitragem demonstra o comprometimento da CONMEBOL em assegurar um jogo justo e transparente, utilizando as ferramentas tecnológicas mais avançadas disponíveis.
A escolha do sistema de impedimento semi-automático reflete o compromisso da CONMEBOL com a modernização e a busca pela excelência na arbitragem, elevando o padrão da competição para um novo patamar de performance.
![google news](/assets/img/googlenews2024.webp)
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros