- Raposa Azul
- Imprensa Italiana Reverencia Triunfo do Sada Cruzeiro no Mundial de Clubes
Imprensa Italiana Reverencia Triunfo do Sada Cruzeiro no Mundial de Clubes
Por Redação Raposa Azul em 16/12/2024 12:56
Sada Cruzeiro: Um Triunfo que Reverbera na Itália
Com uma melancolia que se mistura ao respeito, a mídia esportiva italiana não poupou elogios ao Sada Cruzeiro após o clube mineiro assegurar o pentacampeonato no Mundial de Clubes. A vitória sobre o Trentino, na casa do adversário, em Uberlândia, foi celebrada com louvor, reconhecendo a superioridade da equipe brasileira. Impulsionado por sua torcida, o Cruzeiro superou os campeões europeus por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 20/25, 25/16 e 25/22, um feito que ecoou em terras italianas.
O Corriere dello Sport, um dos mais importantes jornais esportivos da Itália, enfatizou a performance extraordinária de Wallace, que foi eleito o melhor oposto do campeonato e também o MVP. Na decisão, assim como em toda a competição, o camisa 8 do Sada Cruzeiro foi o grande destaque, anotando 23 pontos.
O periódico italiano declarou: "São, portanto, os brasileiros, arrastados por Wallace, a erguer o troféu diante do seu público com todo o mérito. Michieletto e seus companheiros lutaram, igualaram o placar após a derrota no primeiro set, mas depois se renderam diante de uma equipe objetivamente forte e certamente muito motivada".
Análise da Derrota do Trentino pela Gazetta dello Sport
A Gazetta dello Sport, por sua vez, focou na quantidade de erros cometidos pelo Trentino e na dificuldade dos italianos em concretizar suas viradas de bola, especialmente através dos opostos Rychlicki e Gabi Garcia. O ponteiro Alessandro Michieletto foi bastante elogiado, assim como o central Lucão e o oposto Wallace, do Sada Cruzeiro , que foram peças cruciais na conquista do título.
O jornal italiano destacou: "O fator campo não é suficiente para explicar a derrota de Itas, protagonista de uma partida ruim, mal disputada, de forma descontínua e praticamente sem oposição: Rychlicki nunca entrou na partida e Gabi Garcia, com quem Soli o substituiu, não conseguiu fazer a diferença".
E complementou: "Foi Alessandro Michieletto quem carregou o time nos ombros por longos trechos, mas não chegou no duelo ombro a ombro com o brasileiro ex- Modena, Lucão, e o oposto medalhista de ouro olímpico na Rio 2016, Wallace".
Sada Cruzeiro: O Maior Campeão Mundial
Com a conquista do quinto título mundial, o Sada Cruzeiro igualou o feito do próprio Trentino, tornando-se o maior vencedor do campeonato. O clube mineiro já havia alcançado o topo do pódio em 2013, 2015, 2016, 2021 e agora em 2024, consolidando sua hegemonia no cenário mundial do voleibol.
Além de Sada Cruzeiro e Trentino, outros clubes italianos como o Gonzaga Milano e o Perugia possuem dois títulos mundiais cada. Parma, Porto Ravenna e Lube Civitanova conquistaram um título cada. No cenário internacional, os clubes russos Zenit Kazan e Belgorie Belgorod também já ergueram a taça do Mundial de Clubes uma vez.
A vitória do Sada Cruzeiro não apenas reforça a força do voleibol brasileiro, mas também demonstra a capacidade de superação e a qualidade técnica da equipe, que soube se impor diante de um adversário tradicional e com grande experiência no cenário internacional. O reconhecimento da imprensa italiana é uma prova da relevância e do impacto dessa conquista para o esporte mundial.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros