1. Raposa Azul

Cruzeiro: Venda de Jovens para Europa com Futuro Garantido

Por Redação Raposa Azul em 17/02/2026 04:17

O Cruzeiro tem implementado um plano de ação bem definido ao comercializar seus jovens talentos para o cenário europeu. A diretoria celeste tem optado por preservar uma parcela dos direitos econômicos dos atletas e, adicionalmente, incluir cláusulas de bonificação por metas futuras ou pelo desempenho apresentado em seus novos clubes.

Essa abordagem se reflete diretamente na negociação de Kauã Prates. O lateral-esquerdo de apenas 17 anos está em vias de ser transferido para o Borussia Dortmund, da Alemanha, em uma transação que pode alcançar os 12 milhões de euros. O Cruzeiro assegurou direitos a bônus ao longo do contrato de cinco anos do jogador, que incluem compensações financeiras ligadas à participação em jogos.

Detalhes das Cláusulas de Bonificação

Bruno Spindel, executivo do Cruzeiro , detalhou os termos das negociações, enfatizando a segurança para o clube. "São bônus relacionados a participações em jogos (número de jogos). Tem garantia de determinada condição ainda que ele não faça esses jogos. Gol, não. Tem Bônus por jogo e outras condições. E ainda tem uma garantia desses bônus de pagamento numa determinada condição. Tem várias proteções ao Cruzeiro para receber esses bônus. Não tem nenhuma meta no contrato dele. Não tem pegadinha nenhuma no bônus", explicou Spindel.

Outro exemplo dessa estratégia é a saída do meia Cauan Baptistella, que foi negociado com o Metalist Kharkiv, da Ucrânia. Assim como no caso de Kauã Prates , o Cruzeiro garantirá uma participação nos lucros em futuras transferências do atleta. "No caso do Baptistella, o Cruzeiro , como no caso do Kauã (Prates), vai permanecer com um percentual do atleta, em caso de transferência futura. Isso é muito importante, em caso de jogadores jovens, ter um percentual", ressaltou Spindel.

Oportunidades de Mercado e Avaliação Técnica

O atacante Fernando, peça importante na conquista da Copinha, também foi comercializado. Com seu contrato no último ano, o jogador foi transferido para o Santa Clara, de Portugal, com o Cruzeiro mantendo 25% de seus direitos, conforme confirmado por Bruno Spindel.

A negociação do volante Ryan Guilherme para o Rio Ave, de Portugal, também segue a mesma linha. A transação envolveu 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 15,7 milhões), e o Cruzeiro reteve 10% dos direitos do atleta. A decisão de negociar Ryan foi justificada pela quantidade de volantes experientes no elenco celeste. "O Ryan Guilherme é um grande atleta. Um atleta jovem. Atletas jovens precisam jogar, de minutos para desenvolver. Impacto num atleta jovem, de não jogar, é muito maior que um atleta formado. Ponto de vista do atleta e do ativo. A gente tem sete volantes hoje, que estavam à frente do Ryan. Lucas Romero, Lucas Silva, Walace, Japa, Christian, Matheus Henrique e Gerson. Sete atletas que poderiam atuar na posição que o Ryan vem atuando", argumentou o executivo.

O clube mineiro tem se posicionado publicamente, afirmando que essas negociações com jovens talentos não são motivadas por necessidades financeiras imediatas, mas sim por oportunidades de mercado e uma avaliação técnica criteriosa do plantel.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos